Em consonância com as expectativas dos consumidores e a resposta dos fornecedores (ou vice-versa), podiamos definir algumas etapas do processo histórico-industrial: 1º Era da Automatização; 2º Era da Produção, 3º Era da Qualidade. A sociedade actual entrou numa fase a que podemos chamar o Período do Tempo Real.
Hoje, as expectativas de quem consome relevam o desejo da personalização, disponibilidade e interacção. O modelo das organizações e dos seus sistemas de informação, que corporizam o “sistema nervoso” das mesmas, procuram a necessária adequação. A personalização é uma consequência natural do individuo da era moderna e pós-moderna. Actualmente, onde a posse dos objectos e serviços mínimos está garantida para a maioria dos habitantes da civilização ocidental, a disponibilidade nasce com a criação da rede mundial de comunicação de dados, World Wide Web. Os novos modelos de comunicação tendem cada vez mais a entregar competências de emissor, a quem até então era apenas receptor. É baseado neste conceito de interacção que nasce a Web 2.0. O indivíduo e a organização aproveitam (ou não) este canal para reformular os seus processos, tornando-os mais leves, menos onerosos e mais controlados.
Bibliografia: "Organizações em tempo de real" - José Temudo de Castro, António Duarte Cunha e Maria José Leal - Ed.Sílabo
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