quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Uma viagem à "nuvem"



Comprei um tablet. Podia ter optado por um portátil, mas decidi entrar no mundo da computação móvel, touchscreen e orientada à nuvem. Sempre tive alguma admiração pela Google e o que ela representa neste novo paradigma da computação denominado a “Nuvem” ou a “Cloud”, em inglês.


Queria também experimentar um novo sistema operativo. Depois da lenta resignação do Linux entre os utilizadores – entre os servidores continua estável em termos de utilização, parece-me que a hegemonia da Microsoft pode condicionar-nos a evolução dos modelos de organização e alojamento de aplicações e dados.

No início, foi dura a adaptação. Depois de trinta anos a usar o Microsoft (Dos e Windows) e com os hábitos de utilização de um determinado interface, a operação com os dispositivos computacionais tornam-se intuitivos. Agora que tinha que operar com um sistema operativo novo (Android), todos os meus atos me pareciam desgastantes e ineficazes. Mas lentamente, sem virar a cara à luta e com ajuda de um colega mais jovem que me foi desvendando algumas soluções e conhecimentos, fui adaptando-me. O resultado é gratificante. Foi uma viagem entre dois mundos. Para quem realmente gosta de viajar como eu, tomando contato com novas ideias na perspetiva do viajante, esta experiência foi uma viagem ao estrangeiro. Abriu-me horizontes e tenho a sensação que vou lentamente emigrar para o mundo da “nuvem”.



Aplicações favoritas:
*  Evernote (Gestão Documental “A tout court”)
,* BeyondPod (Gestor de Podcasts)
* Instagram (Transforma um “aborto” numa “Obra-Prima)
* Fon (Permite utilizar a internet disponibilizada em Portugal pela Fon Zone da ZON)
* Banca de Jornais (Sapo)
* Dropbox (alojamento na nuvem com sincronização nos diversos dispositivos)
* eBAY, Google Maps e Tripadvisor (conselhos e avaliações de pontos de interesse por locais).

Sem comentários:

Enviar um comentário