terça-feira, 29 de novembro de 2011

Clientes ou colegas ?



O que são os interlocutores dos departamentos de sistemas de informação das organizações ? Clientes ou colegas ? Se são clientes, então eles tem sempre razão desde que paguem. Se são colegas, então a relação de cliente–fornecedor esbate-se, para nascer algo mais colaborativo e provavelmente mais inteligente.



As razões desta questão prendem-se com a seguinte prática: Se os decisores dos departamentos  sistemas de informação recusam o projecto, estão a tratar mal os clientes. Se aceitam os projectos numa atitude voluntarista, e esses projectos correm mal, queixam-se os “clientes” que não foram informados das particularidades.


Dica número 1: Coloque uma postura crítica em relação a todos os detalhes do projecto. Informe, os responsáveis das outras áreas envolvidas no projecto, dos riscos e dos custos inerentes, para que mais tarde não seja surpreendido com um projecto inócuo ou incompleto e tenha que arcar com toda responsabilidade.


Dica número 2: Informe sempre os seus superiores das questões que estão a correr menos bem. Não fique com ónus da omissão, no caso do projecto correr menos bem. Não se esqueça que existem áreas de intervenção técnica e áreas de intervenção política e esta fronteira não deve ser ultrapassada pelo gestor de projecto.

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